O Ceará sofreu mais um mês de extrema violência armada. O balanço Parcial dos crimes de morte em novembro aponta que, ao menos, 286 pessoas foram assassinadas em todo o Estado. A Capital foi a área que apresentou a maior taxa de assassinatos. Nada menos, que 94 pessoas foram executadas nas ruas, avenidas, bairros e favelas da cidade. A estatística também aponta que oito agentes da Segurança Pública, 26 adolescentes e 22 mulheres estão entre os mortos no mês.
Além dos 94 assassinatos em Fortaleza, ocorreram, ainda, 85 casos em Municípios do Interior Sul, 51 no Interior Norte, e mais 56 crimes de morte na Região Metropolitana da Capital, totalizando, portanto, 286 assassinatos, a maioria esmagadora sem a identificação e prisão dos assassinos.
Outras 14 pessoas foram mortas em confronto com agentes da Segurança Pública, isto é, em tiroteios com a Polícia. Um dos casos aconteceu na cidade de Sobral, onde, de uma só vez, três homens foram baleados e mortos numa operação conjunta das polícias Civil e Militar. Os três, conforme versão das autoridades, eram suspeitos de envolvimento na morte de um PM.
Também durante o mês de novembro as autoridades registraram nove casos de duplos homicídios e um triplo homicídio.
No Sistema Penitenciário, ocorreram dois assassinatos em novembro, sendo um na Cadeia Pública da cidade de Ipu (a 288Km de Fortaleza) e outro na Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS).
Fonte: Fernando Ribeiro