Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE aplicou punições por fraude previdenciária, corrupção no Judiciário, apropriação indébita e até palavrões em audiência.
Expulsões serão julgadas neste semestre
Num universo de aproximadamente 24 mil profissionais em atividade com inscrição pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará (OAB-CE), o dado é relevante: o Ceará tem atualmente 611 advogados proibidos de atuar, suspensos disciplinarmente por períodos que vão de 30 dias até um ano.
Decisões tomadas pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-CE. Acusações as mais diversas, desde a inadimplência na entidade até tomar indevidamente para si o dinheiro de causas em que atuou.
Vários desses processos em análise podem passar por simples advertência, avançar para suspensão ou resultar em expulsão da entidade e o impedimento definitivo da profissão.
Entre as situações mais graves analisadas, advogados estão suspensos porque teriam se apropriado de valores de seus clientes ou por suposta participação direta em atos de corrupção junto a agentes públicos. O POVO não teve acesso à lista com os 611 nomes – para a maioria deles inclusive, a divulgação estaria impedida por força de lei.
Fonte: Jornal O Povo.
Leia a matéria completa no link abaixo
http://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/01/611-advogados-estao-suspensos-no-ceara.html