Aqueles que sonham com o ensino superior dentro dos muros do sistema prisional têm a oportunidade de realizar o desejo através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem PPL).
Quatro internos que realizaram o exame em 2016 conseguiram vagas nos cursos de Engenharia de Agricultura, Engenharia de Telecomunicações, Química e Ciências Sociais, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Os quatro privados de liberdade se encontram na Cadeia Pública, Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG), Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III) e Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis).
Para o interno do Cepis Paulo Roberto, que foi aprovado no curso de Química da UFC (Universidade Federal do Ceará), o curso superior é uma chance de recomeçar e pode trazer novas possibilidades. “Já tinha iniciado um curso há uns dez anos e não tinha terminado por falta de dinheiro. Agora eu posso começar de novo e tentar uma oportunidade lá fora. E fazendo faculdade facilita muito“, acredita Paulo.