• 24 de November de 2024

O Governo do Estado vem acumulando mensalmente R$ 310 mil reais de prejuízos com o funcionamento do VLT, em Sobral. Para manter o sistema funcionando, o governo gasta R$ 80 mil reais por mês de combustível e R$ 30 mil pelo uso dos trilhos da Transnordestina Logística. E os gastos não param por aí.

São mais R$ 200 mil com salários de 52 vigilantes, 40 auxiliares de serviços gerais, 15 mecânicos, 15 operadores das composições, e o pessoal de gerenciamento para manutenção e funcionamento. Ao todo, o custeio mensal do VLT de Sobral é de R$ 310 mil reais.

Apesar de seguro, moderno e confortável, o VLT ainda não se consolidou como meio de transporte preferido dos sobralenses. Longe disso, estima-se que apenas 8% do público esperado utilize, hoje, o serviço.

O custo da passagem considerado alto pelos usuários (R$ 3,00) e a falta de um sistema completar de ônibus para interligar as estações do VLT ao centro da cidade e aos bairros mais distantes estão entre as principais reclamações de quem necessita utilizar transporte coletivo na cidade.

Atraso

Os problemas começaram bem antes do início do funcionamento do sistema. A obra, que deveria ter sido concluída em 18 meses, só ficou pronta dois anos depois. Conflitos entre governo e proprietários de imóveis demolidos para dar lugar aos trilhos do VLT, em torno de indenizações, bem como dificuldades na instalação dos trilhos em pontos específicos contribuíram para o atraso.

O investimento inicial era de R$ 70 milhões, mas o governo precisou gastar mais para superar todos os problemas que apareceram durante a implantação do projeto. No final, o VLT de Sobral consumiu R$ 135 milhões que foram pagos pelo governo do Ceará e pela União.

O VLT

O sistema de VLT de Sobral tem dois ramais que formam dois “U” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. A linha Sul possui 6,4 quilômetros de extensão e liga os bairros Sinhá Saboia e Sumaré. Este ramal compartilha a linha de passageiros do VLT com a de cargas administrada pela Transnordestina Logística.

A linha Norte liga a Grendene à Cohab III, com 5,7 quilômetros, e atende o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides. Via : Sobral em Foco

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One reply on “GOVERNO DO CEARÁ ACUMULA PREJUIZO SUPERIOR A R$ 300 MIL POR MÊS COM VLT DE SOBRAL”

  • Anônimo
    13 de março de 2017 at 19:24

    Na verdade não se trata de prejuízo coisa nenhuma, uma vez que é sabido de todos que esse tipo de transporte é deficitário e deve ser subsidiado pelo governo, assim como o fez por todo esse tempo em Sobral e por mais de dois anos em Fortaleza na linha do Maracanau, inclusive com subsídio de 100%, ou seja, DE GRAÇA. Ninguém nunca reclamou que essa gratuita de fez falta na educação, saúde ou segurança pública.
    Quanto ao preço da passagem de Sobral ser de R$ 3,00 me parece uma tremenda maldade, uma vez que o VLT de Fortaleza a Caucaia, cujo custo de operação é incomparavelmente maior que o de Sobral, a passagem de Fortaleza custa somente, pasmem, R$ 1,00!!!!! Isso mesmo. É ou não é uma maldade com os Sobralenses em benefício dos empresários?