Antenados aos novos conceitos de inovação da era digital e entendendo a importância das mídias sociais no cotidiano dos jovens, o departamento de Comunicação e Marketing das Faculdades INTA utilizou na campanha do Vestibular 2017.2 a estratégia de apostar na visibilidade dos influenciadores digitais sobralenses. Para isso foram contratados o estudante do curso de Fisioterapia, Renan Ponte, além da estudante de Arquitetura, Sthefany Barbosa e a estudante de Odontologia, Klyvia Sá. Juntos os “web-ídolos” possuem aproximadamente 60 mil seguidores no Instagram.
Desconhecido por se tratar de uma novidade, o termo Digital Influencers; em tradução literal, influenciadores digitais; é atribuído aos youtubers, snapchaters, instagramers ou facebookers que possuem um número representativo de seguidores, bem como uma grande audiência on line. Segundo o Coordenador de Comunicação do INTA, professor Matheus Salvany, a decisão partiu após uma criteriosa análise de mercado. “Na busca por inovações relacionadas às estratégias de marketing observamos através de pesquisas internas que nosso público alvo procura informações, principalmente, pela internet e mais precisamente nas redes sociais. A partir desta percepção pesquisamos quem são os
principais influenciadores digitais sobralenses e optamos por convida-los para estampar a campanha e assim amplificar a nossa presença online”, colocou.
Para o Coordenador de Marketing, Gabriel Ramalho, a estratégia busca ainda aproximar o público-alvo, jovens e jovens adultos, e gerar identificação ao empregar a imagem de influenciadores, por eles conhecidos, que também estudam no INTA. “Mais do que explorar a quantidade de seguidores, tivemos o cuidado de escolher os digital influencers baseados em suas métricas, que indicavam grande audiência composta por pessoas de idades e cidades consideradas oportunas para nossa estratégia”, explica. “O
conceito da campanha do Vestibular INTA 2017.2, Sua Entrada Para o Mundo, apresenta a formação acadêmica como fundamental para o sucesso profissional, e utilizar estudantes universitários de verdade soma bastante a este propósito”, ressaltou o publicitário.
Possuidores de uma grande audiência os novos profissionais da internet atuam como formadores virtuais de opinião. Portanto, a mudança comportamental e de mentalidade relacionada aos seus seguidores está na escolha de estratégias, realizadas pelos próprios influenciadores ou por empresas contratantes. As ações buscam ser feitas da forma mais natural possível, com o objetivo de gerar uma identificação das pessoas com o perfil na rede social ou com as propostas que são divulgadas. A prova do vestibular de medicina acontece no dia 11 de junho e dos demais cursos no dia 2 de julho.
SERVIÇO
Vestibular Faculdades INTA 2017.2
Provas: Medicina 11 de junho – Demais Cursos 2 de julho.
Inscrições: www.inta.edu.br