Teve início no dia 1º de agosto em Sobral, a primeira edição da Copa Areninha de Futebol, competição promovida pela Prefeitura Municipal. Além da categoria master, o campeonato envolveu atletas de 9 a 13 anos. Entre eles, a estudante da rede municipal de Massapê, Alanna Lima, de apenas 11 anos. A atleta joga pela equipe Juventus, antes composta apenas por meninos.
Em sua primeira atuação como atleta, Alanna já marcou gols e chegou à final da competição. Suas maiores inspirações para iniciar no esporte foram os jogadores do futebol europeu, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. “Vendo eles atuarem, eu me interessei bastante pelo futebol. É nele que quero realizar meus sonhos”, destacou.
A garota conta que tem o apoio total da família. Um dos seus maiores incetivadores também é o seu treinador, o forquilhense Denis Carvalho.
O educador físico que atua como professor em escolinhas de base, procura sempre promover a inclusão de mulheres no esporte. Nos treinos da categoria de base, Denis também destaca que os estudos vem em primeiro lugar.
“Procuro sempre incentivá-los a estudarem e irem bem na escola, darem alegria aos seus pais e a terem respeito com seus adversários”, disse.
Ele explica que os garotos da equipe admiram e respeitam a atleta Alanna. “Ela é uma menina apaixonada pelo futebol, disciplinada, inteligente e muito talentosa. Os meninos sentem falta quando ela não pode estar nos jogos”, disse.
A competição trouxe inclusão. Alanna não é a única garota na final do campeonato. O Vila Olímpica, time adversário, também conta com uma menina na equipe. A final será realizada nesta quarta-feira (15), na Areninha Teco-Teco, às 17h.
Thais Menezes
Redação SPN