Os profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 no Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), começaram a receber a segunda dose da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A aplicação da nova dose ocorre três semanas após o início da campanha de imunização no Ceará, em 18 de janeiro, quando o primeiro lote de vacinas desembarcou no Estado. Além de Sobral, outros 24 municípios já aplicaram segundas doses. Em Fortaleza, a administração do reforço tem início neste sábado (13).
Receberam as segundas doses no HRN profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), emergências e enfermarias que atendem pacientes com coronavírus. Cerca de 1.500 colaboradores do hospital já receberam a primeira dose do imunizante.
A médica intensivista Manuela Monteiro disse que a vacinação representa esperança de vitória. “Para nós, representa esperança após ter passado tantos meses atuando em uma UTI Covid-19 e não ter sido contaminada”, afirma.
A também médica intensivista Lívia de Vasconcelos ressalta que estar efetivamente imunizada traz alívio para quem está na linha de frente. “É um alívio para nós que trabalhamos atendendo pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19”, diz. “Nós trabalhamos com empenho, mas temos receio por nós e por nossos familiares. É muito importante estar imunizada”, completa a assistente social da emergência, Lycia Oliveira.
A diretora de gestão e atendimento do HRN, Sabrina Becker, explica que a vacinação dos colaboradores é fundamental para o enfrentamento da pandemia. “Como o HRN vem realizando um fundamental trabalho no combate da pandemia na região, a imunização dos colaboradores do hospital representa uma etapa importante para a continuação desse enfrentamento com maior segurança”, avalia.