O Ceará deve começar a aplicar a vacina contra Covid-19 da Janssen neste fim de semana, conforme informou o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Cabeto, nesta quinta-feira (24), em coletiva do Governo do Estado.
A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desta sexta-feira (25) vai definir a logística de distribuição das 61,1 mil doses da vacina que chegaram nesta quinta-feira. O secretário afirmou que a Janssen deve ser utilizada na vacinação geral, sem faixa-etária ou grupo específico. O imunizante é aplicado em dose única.
Além da Janssen, o Ceará também deve receber em breve as 183 mil doses da russa Sputnik V, que teve a compra excepcional liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante a coletiva, o Governador Camilo Santana ressaltou a previsão de chegada das primeiras doses do imunizante para o começo de julho.
JANSSEN NO BRASIL
As primeiras doses da Janssen desembarcaram no Brasil na terça-feira (22). O lote com 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da farmacêutica chegou durante a manhã, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O fármaco contra o novo coronavírus é o único do Programa Nacional de Imunização (PNI) que necessita da aplicação em apenas uma etapa.
O Brasil também deve receber 3 milhões de doses do imunizante em uma doação direta dos Estados Unidos ao País.
Segundo o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, a pasta está em negociações para receber doses adicionais do imunizante em antecipação do contrato com a empresa.
CASA DE CUIDADOS
As declarações foram feitas durante a cerimônia de inauguração da Casa de Cuidados do Ceará, instalada no Hotel Recanto Wirapuru, em Fortaleza. O equipamento tem 130 leitos para receber pacientes em recuperação da Covid-19. Algumas das vagas são de ‘apartamentos’ que permitem a estadia de familiares na recuperação.
Camilo Santana afirmou que as primeiras quatro pessoas devem ser transferidas para o local nesta quinta-feira (24), do Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara (HGWA).