O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, vai contar com uma barreira sanitária e implantar a aplicação de testes de novo coronavírus nos viajantes. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), nesta sexta-feira (9).
“Uma das medidas que o governador discutiu na comissão, no nosso comitê, com a participação do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, há dois dias começamos a fazer a testagem no aeroporto de Fortaleza. Em acordo com a Anvisa, nós vamos fazer as barreiras sanitárias, e em breve, será apresentado à população uma área de testagem dentro do aeroporto e também para que a gente possa fazer o rastreamento”, revelou o secretário.
A medida sanitária foi anunciada pelo secretário em live, junto ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT) quando eles divulgaram a ampliação no horário de funcionamento do comércio de rua e de shopping do estado.
Novo decreto no Ceará
No Ceará, há tendência de queda no número de mortes por Covid-19, diz secretário da Saúde — Foto: Reprodução
Conforme Camilo Santana, o horário do comércio no Ceará vai ter as seguintes mudanças:
Comércio de rua: abertura, que era às 10h, agora pode ocorrer a partir das 9h;
Comércio de shopping: abertura, que era às 12h, agora pode ocorrer a partir das 10h;
O toque de recolher continua a partir de 23h. Sem especificar a data, Camilo disse que as doses da vacina Sputnik V chegarão ao Ceará “nos próximos dias”. O Ceará vai poder importar apenas 180 mil doses desse imunizante, devido a uma limitação da Anvisa.
O decreto vale para os próximos 15 dias e deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado até este sábado (10), segundo Camilo. Ao fim do período de duas semanas, o governador deve divulgar novas medidas.
A decisão foi anunciada após reunião do comitê que define as políticas de enfrentamento à pandemia no Ceará. O comitê tem técnicos que avaliam a evolução da doença, além de membros do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e Ministério Público.
Há duas semanas, o governador resolveu flexibilizar as medidas, liberando o funcionamento de feiras livres e aulas presenciais de ensino superior. Além disso, a região do Cariri passou a ter as mesmas regras das demais regiões.
Redução dos casos
A taxa de transmissão em todas as regiões do Ceará está abaixo de 1, ou seja, “há redução com tendência de mais queda, mas isso não significa que a pandemia passou”, afirmou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.
Apesar da redução dos casos e das mortes, Cabeto afirma que a população deve manter a prevenção, já que há o risco de novas ondas da pandemia com novas variantes do vírus.
“É preciso que a gente tenha um número maior de vacinados para que ter proteção contra essas variantes”, alertou. “Essa é a fase de evitar pequenos surtos: usar máscaras e evitar aglomeração”, aconselhou o secretário.