O cuscuz é uma tradição no Nordeste. Mas além de ser preparado nas casas, o prato tem demanda grande pelos aplicativos de delivery de alimentos. Uma pesquisa da 99 Food em parceria com o Instituto Ipsos e Datafolha aponta que, na região, os pedidos para consumo tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar (com acrescido de carne ou outra proteína) totalizam 22% da preferência dos clientes. A marca é muito maior que a média nacional, de 6%.
O fenômeno está ligado à disposição dos nordestinos em consumirem produtos regionais. Das cinco regiões do Brasil, é o Nordeste que mais regionaliza seus pedidos de alimentos. Segundo o estudo, 83% dos entrevistados têm o costume de comer pratos típicos de seus estados. O Nordeste também se destaca como a região com a mais forte ligação com sua cultura gastronômica (93%), seguida da região Sul (87%).
Dos participantes da pesquisa, 41% consideram que consumir pratos locais é uma forma de valorizar a cultura de sua região, enquanto 29% entendem que a comida local os conecta com seus familiares.
A demanda por consumo de comida típica caseira aumentou nos apps de delivery de comida. Considerada uma forma de valorização da cultura gastronômica e de conexão com as memórias afetivas familiares, a comida regional é valorizada por 83% dos brasileiros.
A utilização dos aplicativos de delivery
Na pandemia, 64% dos brasileiros passaram a utilizar apps de entrega de comida. Num recorte por idade, os idosos tiveram um incrementos de 80%. Mais de 60% dos brasileiros pretendem manter os pedidos mesmo quando o cenário for normalizado.
O ticket médio do consumidor de apps de delivery é de R$ 27,50. A classe C, juntamente com a A/B aumentou o uso de apps de delivery em cerca de 60%.