Ao menos 75 municípios do Ceará registraram chuvas entre as 7h dessa quarta (9) e as 7h desta quinta-feira (10), mesmo dia em que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de intensas precipitações com alto grau de perigo.
Segundo balanço pluviométrico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), cuja última atualização ocorreu às 9h10, os maiores volumes no intervalo de 24 horas ocorreram nas regiões do Centro-sul, Cariri e na Jaguaribana.
A maior concentração de chuvas foi registrada em Cariús, com 94 milímetros no intervalo.
Jucás, distante 164,5 km de Fortaleza, ocupa a terceira posição da lista dos 10 municípios com mais chuvas. Foram 68 milímetros, o que provocou, inclusive, o transbordamento de um rio. O alto nível da água interrompeu o tráfego em uma via do município.
Principais acumulados de chuva no CE
Cariús – 94 mm
Iguatu (Posto Bau) – 73 mm
Jucás – 68 mm
Alto Santo – 61 mm
Jaguaribara – 55,8 mm
Alto Santo (Posto Açude Riacho da Serra) – 47 mm
Iracema (Posto Açude Figueiredo) – 45mm
Cariús (Posto São Sebastião) – 44 mm
Iracema (Posto São José do Fama) – 44 mm
Morada Nova (Posto Roldão) – 43 mm
A previsão da Funceme para o dia é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as oito macrorregiões. Há possibilidade de precipitações isoladas na Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.
‘Alto grau de perigo’
Exatamente nas áreas com volumes superiores de chuva, o Inmet alertou para chuvas intensas com alto grau de perigo até as 10h desta quinta-feira (10).
Há chance de precipitações entre 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h em áreas como sul, sertões, centro-sul e noroeste cearense.
Nos locais citados, o órgão adverte ainda para para os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.