Nova rodada de pesquisas da FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira, 8, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida presidencial, com 41% das intenções de voto. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), é o segundo, com 34%. A distância entre ambos caiu em relação à rodada anterior. O petista tinha 44% e recuou três pontos, enquanto o presidente tinha 31% e cresceu três pontos.
O levantamento mostra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 3%. O instituto ainda trouxe como opção de voto André Janones (Avante), que teve 2%, mas ele desistiu do pleito para apoiar Lula. Eymael (DC) é o sexto, com 1%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os dias 5 e 7 de agosto, o instituto consultou 2 mil eleitores, por telefone. O levantamento pode ser consultado na Justiça Eleitoral com o código BR-08028/2022.
Simulações de 2º turno
Conforme o FSB, se o segundo turno fosse disputado por Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 51% dos votos, contra 39% do chefe do Planalto. O presidente ganharia de Simone por margem apertada (44% x 40%), mas perderia para Ciro Gomes (48% a 41%).
Lula também superaria o ex-governador do Ceará por 47% a 32%, e a emedebista, por 50% a 29%.
Veja os números da Pesquisa FSB (Estimulada)
Lula (PT): 41%
Jair Bolsonaro (PL): 34%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 3%
André Janones (Avante): 2% *
Eymael (DC): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Felipe D’Ávila (Novo): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Roberto Jefferson (PTB): 0%
Nenhum: 5%
Brancos e nulos: 2%
Não sabem: 3%