Através de programas socioassistenciais, a Instituição, com a ajuda dos seus Colaboradores, ajuda a combater essa triste realidade, em Fortaleza.
O trabalho infantil, infelizmente, ainda é um dos problemas mais graves, presente em muitos espaços em todo o país. Nesse cenário, dados de 2019 informam que 1,768 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos se encontram nessa situação, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD Contínua).
Diante desse alarmante cenário, a Legião da Boa Vontade (LBV), através dos seus serviços e programas ofertados a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, realiza diariamente ações de incentivo e conscientização para as crianças, adolescentes e suas famílias, além de oferecer um ambiente seguro e acolhedor, com uma refeição completa e saudável para os meninos e meninas atendidos.
As criança e adolescentes que se encontram nessa situação, geralmente são provenientes de lares onde não tem o que comer, e de famílias em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social, por isso, realizam trabalhos para garantir a alimentação.
“As crianças e adolescentes que são submetidos ao trabalho infantil ficam expostos e vulneráveis em diversos aspectos como: riscos a sua saúde física e metal, aumento da evasão escolar, dificuldade de socialização, entre outras muitas consequências. Partindo do pressuposto que nessa faixa etária o ser humano ainda não possui condições físicas e psicológicas para se inserir nesse contexto de trabalho, a LBV vem no combate ao trabalho infantil diariamente atuando de forma contínua por meio de atividade socioeducativas realizada com os grupos. Além de palestras e rodas de conversas nos encontros com as famílias, de forma a sensibilizar dos malefícios e danos causados as crianças e adolescentes que se encontram nessa situação.” Cintia de Sousa, Assistente Social da LBV.
Como a LBV age diante de uma situação de trabalho infantil?
“Diante de casos de trabalho infantil, atendemos a família, a criança e/ou adolescentes, e encaminhamos a situação para a rede Socioassistencial do território como: CRAS, CREAS e Conselho tutelar. Sendo uma criança que ainda não é atendida pela LBV, realizamos o cadastro para inseri-la no serviço Criança: Futuro no Presente!.”, esclarece Cintia de Sousa.
Por meio das doações dos Amigo e Amiga de Boa Vontade, a LBV consegue realizar ações como essa em todo o Brasil. Sua ajuda mantém em funcionamento os serviços e programas oferecidos pela Instituição e possibilita cada dia mais a expansão da Solidariedade!
Como é o caso da mãe Laurinete Costa, que agradece por seu filho Marcelo, de 8 anos, ser atendido pela LBV, pois, somente depois que ele ingressou na Instituição ela pode voltar a trabalhar e levar o alimento para sua casa.
“Agradeço demais a LBV por receber o meu filho no turno da manhã, pois ele toma café da manhã aqui e sai com barriga cheia depois do almoço e pode ir pra escola. Foi assim que eu pude voltar a trabalhar tranquilamente sabendo que meu filho está em um local seguro, antes de colocá-lo aqui não conseguia trabalhar, pois não tinha com quem deixar ele. O atendimento da LBV é extraordinário.”
O seu apoio, amigo e amiga de Boa Vontade, é muito importante para que o nosso trabalho possa continuar garantindo segurança, alimentação e qualidade de vida a todos os atendidos.
Em Fortaleza, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na rua Alziro Zarur, 275, Vila Manoel Sátiro. Telefone (85) 3484-3533.