Neste sábado (01), foi realizado o primeiro mutirão de exames laboratoriais no município de Varjota. Mais de 850 laudos foram emitidos na ação que aconteceu na Unidade Básica de Saúde Teodorico Rodrigues Lopes, estabelecimento gerido pela parceria em gestão PluralMed e Centro de Pesquisas e Estudos Hepato-Renais do Estado do Ceará, CEPHRECE.
A ação promovida tem como objetivo reduzir a fila de espera por exames e evitar o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outros municípios, como Sobral, cidade polo da Zona Norte. “Esse é um momento esperado por usuários da Atenção Primária e Especializada do município, que aguardavam na fila por exames mais específicos”, destacou Caio Costa técnico de enfermagem da UBS.
A parceria em gestão PluralMed e CEPHRECE tem levado qualidade de vida à população cearense. “Nosso trabalho é baseado em propósitos como a inclusão e a transformação. Oferecer saúde de excelência aos usuários do SUS é promover o desenvolvimento não somente de uma cidade, mas de toda uma região”, destacou Rafaella Menezes, gerente de Processos Administrativos da PluralMed no município de Varjota.
Segundo o Gerente de Atenção Primária do Grupo PluralMed, Carlos Romualdo, a ação faz parte de um programa para monitorar os indicadores de saúde dos usuários do SUS. “Nosso objetivo é garantir o direito e o acesso à saúde aos pacientes, e também, é uma estratégia para atingir, para monitorar e para avaliar os indicadores de desempenho da Atenção Primária à Saúde no município”, afirmou.
No próximo sábado, dia 08 de julho, será realizado um novo mutirão de exames laboratoriais no município.