Cidade cearense é a mais quente do país por três dias seguidos
O município cearense de Jaguaribe continua como destaque quando o assunto é calor. A cidade fechou o mês de janeiro como uma das cidades mais quentes do país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quarta-feira (31), os termômetros marcaram 40 °C.
Além disso, a Jaguaribe foi a cidade mais quente do país nos últimos três dias, de 29 a 31 de janeiro.
Vale lembrar que o valor refere-se ao pico de temperatura do dia (no caso, às 15h), e não o dia todo.
No dia 19 de janeiro, a cidade cearense também atingiu a marca dos 40 °C. Durante o mês, a temperatura em Jaguaribe variou entre 37º e 40 °C, o que coloca entre as cidades que mais registraram picos de calor no país.
Jaguaribe ficou atrás apenas dos seguintes municípios:
– São Miguel do Oeste (SC): 41,9 °C
– Pão de Açúcar (AL): 40,9 °C
– Porto Murtinho (MS): 40,6 °C
– Água Clara (MS): 40,2 °C
Calor em fevereiro
O calor continua pelo país no mês de fevereiro, que terá tempo abafado em razão da umidade elevada, segundo a previsão da meteorologia.
O Brasil continua sob forte influência do El Niño, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Quando esse fenômeno climático está em atuação, o calor fica ainda mais acentuado no verão. A expectativa é a de que ele comece a perder força ao longo do mês.
Do lado do Oceano Atlântico, as águas quentes na costa norte e faixa leste levam mais umidade para a região Nordeste, diminuindo os efeitos do El Niño por lá.