No sertão cearense, Programa Moradia Digna, leva esperança para centenas de famílias.
A ação acontece em Senador Sá, a 268 km da capital Fortaleza.
O calor no sertão semiárido cearense contrasta com o sorriso no rosto do Sr. Raimundo. O autônomo, de 55 anos, olha com cuidado o espaço que representa a concretização de um sonho: o terreno onde construirá sua casa própria. O desejo, antes distante, se tornou realidade com o Programa Moradia Digna, criado pela gestão municipal de Senador Sá.
Lançado em 2023, o programa já beneficiou 246 famílias. A iniciativa oferece terrenos regularizados, infraestrutura básica e acompanhamento técnico para a construção de moradias dignas. É mais do que um terreno, é a chance de construir um futuro melhor para nossa família, conta seu Raimundo. Agora, posso trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que minha família é um lugar seguro para viver, complementa.
O programa foi criado pelo próprio município e tem recursos próprios investidos . O gestor municipal, Bel Júnior, destaca a importância do Moradia Digna para o desenvolvimento social do município. A casa própria vai além do conforto e da segurança. É um fator essencial para a autoestima, a saúde e o bem-estar das famílias, afirma.
A iniciativa vai além da entrega de terrenos. A Prefeitura oferece todo acompanhamento de engenharia e arquitetura para as construções, incluindo a disponibilização de projetos arquitetônicos para a escolha de cada família.
O Programa Moradia Digna é um exemplo de como a gestão pública, com planejamento e compromisso social, pode transformar a vida das pessoas. A iniciativa garante o direito à moradia digna, previsto na Constituição Federal, e contribui para a construção de um futuro mais justo e próspero para Senador Sá.