Sobe para 22 o número de açudes sangrando no Ceará
Mais dois reservatórios no Ceará atingiram 100% da sua capacidade por conta das últimas chuvas. Sangraram nesta quinta-feira (21) os açudes Frios e Jerimum, ambos da Bacia do Curu. Ao todo, 22 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) atingiram a capacidade máxima.
Outros doze reservatórios registram mais de 90% da capacidade total. O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 42,6% da capacidade. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.
As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, localizadas no norte do estado, são as mais confortáveis atualmente em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.
Por outro lado, as regiões hidrográficas do médio Jaguaribe e Sertões de Crateús seguem em alerta, com volumes abaixo de 30% da capacidade. Outros 42 açudes seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade, segundo a Cogerh.
Lista de açudes vertendo: Frios; Jerimum; Diamantino II; São Domingos; Sobral; Quandú; Acaraú Mirim; Arrebita; Caldeirões; Cauhipe; Forquilha; Gerardo Atimbone; Germinal; Itaúna; Patos; Santa Maria de Aracatiaçu; Santo Antônio de Aracatiaçu; São Pedro; Timbaúba; São Vicente; Tucunduba; Tijuquinha; Gangorra
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 26,20% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 52,45%. Já o Banabuiú se encontra com 37,10%.
Via: G1 CE
(Foto: Reprodução/COGERH)