Ceará é o 1º estado no ranking de alfabetização do País, com 85%
O Ceará é o primeiro estado do ranking de alfabetização do País, com 85% das crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental em 2023. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 28, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado de governadores no Palácio do Planalto, durante reunião do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Em seguida, aparecem os estados do Paraná, com 73%, Espírito Santo (68%), Goiás (67%), Rondônia (65%) e Rio Grande do Sul, com 63%. Os resultados estão no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, indicador do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em junho do ano passado.
O resultado também mostra que o Estado quase dobrou o número de crianças alfabetizadas no ano passado em comparação à última avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2021, quando tinha 45% da alfabetização na idade certa. O indicador mostra que foram 40 pontos percentuais a mais em relação ao registrado na época.
A política Criança Alfabetizada busca assegurar que todos os estudantes do Brasil estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. O processo de alfabetização infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve se iniciar no 1º ano do ensino fundamental, quando a criança tem por volta dos 6 anos, e ser finalizada até o 2º ano do ensino fundamental.
O programa Criança Alfabetizada recebeu a adesão de 100% dos municípios do Ceará. Ao todo, foi investido mais de R$ 1 bilhão desde o lançamento da política. No Estado, todos os municípios cearenses aderiram ao programa, com 2.711 escolas participantes e mais 205 mil estudantes acompanhados. Os dados são da plataforma do programa, no portal do MEC
Via: O Povo
(Foto: Reprodução/Fabiane de Paula/SVM)