• 28 de September de 2024

Após greve, Alece aprova reestruturação de cargos e remuneração de servidores do Detran

Pouco mais de um mês após o fim da greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira (11), a reestruturação do plano de cargos, carreiras e remuneração dos profissionais do órgão.

A proposta, enviada pelo Poder Executivo Estadual, corrige distorções salariais com reajustes aplicados de forma progressiva, entre julho deste ano e abril de 2026, e incorpora gratificações à remuneração dos servidores. Dessa forma, os proventos totais recebidos por eles devem aumentar em cerca de 30% neste ano, em mais 30% em julho de 2025 e em mais 40% em abril de 2026.

Superintendente do Detran-CE, Michel Mourão aponta que cerca de 1.100 agentes devem ser beneficiados. São eles: os integrantes do Grupo Ocupacional de Atividade de Nível Superior de Trânsito e Transporte (ANSTT) e do Grupo Ocupacional Atividade de Nível Administrativo e Operacional de Trânsito e Transportes (ANAOTT).

Segundo Mourão, a remuneração de alguns agentes deve dobrar até 2026 com a implementação da Gratificação de Desempenho de Atividade de Trânsito (GDAT), que é atrelada a metas.

Além disso, a medida também define uma progressão de carreira, com uma escala de referência do valor da remuneração que varia de 1 (mais baixo) a 40 (mais alto) para a mesma função, e a incorporação de alguns benefícios às aposentadorias e pensões. Os valores das vantagens devem ser corrigidos pelo índice de revisão geral dos servidores, anualmente.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran-CE), Gabriela Mac Dowell explica o que os profissionais conseguiram, na prática, foi um aumento no salário-base de 10% até 2026, a incorporação da gratificação por produtividade à remuneração e a criação de uma nova por desempenho. Outros benefícios, como gratificação de risco de vida e saúde, incentivo profissional e de titulação já eram previstos.

Via: Diário do Nordeste
(Foto: Divulgação/Governo do Ceará)

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *