Anvisa aprova implementação de bula digital de medicamentos em projeto-piloto
Durante reunião pública nesta quarta-feira (10), a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto que implementará gradualmente a bula digital de medicamentos no País. Conforme a proposta, haverá um QR code nas embalagens para acessar as instruções do remédio de forma online. A vigência do projeto é até 31 de dezembro de 2026.
Daniel Pereira, diretor-relator da medida, citou que a inovação é uma tendência mundial e está atrelada à transformação digital do setor da saúde. A Anvisa explica, contudo, que a bula impressa segue garantida a todo estabelecimento de saúde, profissional de saúde ou paciente que solicitar.
Essa é uma oportunidade para aprimorar a acessibilidade e personalização das informações de saúde, explicou. Na modalidade também haverá informações adicionais, como vídeos, áudios e outras instruções para uso do medicamento.
Estão inclusos na nova modalidade: Amostras grátis; Medicamentos com destinação a estabelecimentos de saúde, exceto farmácias e drogarias; Medicamento Isento de Prescrição (MIP), comercializados em embalagens múltiplas; Medicamentos com destinação governamental, acondicionados em embalagens que contenham as marcas governamentais próprias do Ministério da Saúde.
Via: Diário do Nordeste
(Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)