Ceará tem sete das dez cidades com maiores notas no fim do ensino fundamental do Brasil; veja ranking do Ideb
O Ceará tem sete das dez cidades com melhores desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no 9° ano do ensino fundamental em todo o Brasil. O resultado da avaliação do Ideb com os dados de 2023 foram divulgados nesta quarta-feira (14).
Confira o ranking das cidades: Santana do Mundaú (AL) lidera com 9,3, seguida por Pires Ferreira (CE) com 9,2, Deputado Irapuan Pinheiro (CE) com 8,8, Coruripe (AL) com 8,7, Catunda (CE) e União dos Palmares (AL), ambas com 8,4, Ararendá (CE) com 8,3, Novo Oriente (CE) com 8,2, Sobral (CE) com 7,9, e Jijoca de Jericoacoara (CE) com 7,8.
Entre as 50 cidades com maiores notas do Ideb 2023, no 9° ano do ensino fundamental, 36 são do Nordeste, sendo 20 apenas do Ceará. O Ceará teve avanços no ensino fundamental, mas o desempenho no ensino médio novamente ficou abaixo da meta.
O Ideb foi criado em 2007 e é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
O Ceará também tem as dez melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental. A unidade com a melhor nota no Brasil em 2023, no recorte que avalia do 1º ao 5º ano, é a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, do município de Coreaú.
Via: g1 Ce
(Foto: Divulgação)