Que dia sai o resultado do CNU? Governo divulga novo cronograma
O aguardado resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU), o Enem dos concursos, passou por uma alteração em seu cronograma original. Inicialmente prevista para ser divulgada no dia 21 de novembro de 2024, a lista de aprovados para as 6.640 vagas ofertadas sofreu um adiamento.
O novo cronograma foi decidido após a União firmar, no Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, um acordo judicial para garantir a continuidade e finalização do CNU. O adiamento do resultado se deu em meio a uma decisão da Justiça Federal que determinou a reintegração de candidatos eliminados por não terem completado corretamente o processo de identificação no cartão de respostas. A Justiça entendeu que a eliminação deveria ocorrer apenas para aqueles que não preencheram cumulativamente ambos os campos exigidos: o número do gabarito e a frase na capa do caderno de provas. Essa decisão gerou um novo prazo para que os resultados fossem republicados, incluindo os nomes dos candidatos que haviam sido desclassificados.
Com a nova data, os candidatos agora têm até fevereiro para aguardar a divulgação dos resultados finais. Após essa etapa, os aprovados serão convocados para cursos de formação, que iniciarão em janeiro de 2025, com a posse nos cargos prevista para ocorrer logo após essa formação. Os cursos terão uma carga horária variada, dependendo da função, e incluem tanto atividades à distância quanto presenciais.
Os candidatos interessados em acompanhar suas notas e classificações podem acessar a Área do Candidato no site da Cesgranrio, onde também estarão disponíveis informações sobre as próximas fases do concurso e detalhes sobre a convocação dos aprovados. A expectativa é que, com este novo cronograma e as adequações necessárias, o CNU possa cumprir seu papel de forma eficaz e justa, promovendo uma nova geração de servidores públicos qualificados.
Via: GC Mais
(Foto: Reprodução)