• 8 de April de 2025

Ceará entra no quarto dia de alerta para chuvas intensas; veja as cidades afetadas

O Ceará chegou ao quarto dia consecutivo sob alerta de perigo potencial para chuvas e ventos intensos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Praticamente todo o estado está incluído no aviso, com exceção de uma área no extremo sul. Apenas o município de Penaforte ficou fora da lista.

O aviso, válido até as 10h deste sábado (7), prevê precipitações de até 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h em 183 cidades. Apesar do alerta, o Inmet classifica como baixo o risco de corte de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

As chuvas que atingem o Ceará são típicas da pré-estação chuvosa e devem continuar nos próximos dias, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O deslocamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) mantém a instabilidade atmosférica no Estado.

Para esta sexta-feira (6), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas e possibilidade de trovoadas nas regiões do Litoral, Ibiapaba, Jaguaribana, Maciço de Baturité, Cariri, além do norte do Sertão Central e Inhamuns. No sábado (7) e domingo (8), a tendência é de continuidade das precipitações no Litoral, Ibiapaba e Cariri, com temperaturas mínimas de até 18°C nas áreas serranas

Entre quinta (5) e sexta-feira (6), o Calendário das Chuvas da Funceme registrou precipitações em mais de 30 cidades cearenses. Os maiores acumulados foram:

Ibiapina (Posto Ibiapina): 104,5 mm
Reriutaba (Posto Amanaiara): 66 mm
Iracema (Posto Santo Antônio Bastiões): 42 mm
São Benedito (Posto São Benedito): 41 mm
Ibiapina (Posto Santo Antônio da Pindoba): 38,2 mm

A continuidade das chuvas exige atenção, especialmente nas áreas sob maior risco de alagamentos e ventos fortes.

Via: GC Mais
(Foto: Funceme)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *