Lotes de Mucilon são recolhidos por ter toxina; veja lista e o que fazer
Com foco no público infantil, o produto ‘Meu Primeiro Lanchinho’, da linha Mucilon da Nestlé, terá lotes recolhidos após testes detectarem níveis elevados de aflatoxinas — substâncias tóxicas produzidas por fungos — acima do permitido pela legislação brasileira, conforme anunciou a empresa.
O snack introdutório voltado para crianças teve os lotes afetados identificados nos sabores Snack Morango e Banana e Snack Laranja e Banana. O recolhimento dos produtos está sendo realizado de forma gradual. Já os lotes que não apresentam contaminação continuam disponíveis para venda normalmente.
Aflatoxinas são compostos tóxicos produzidos por fungos do gênero Aspergillus. Essas substâncias, conhecidas por serem genotóxicas e cancerígenas, podem causar micotoxicoses, que afetam humanos e animais de forma aguda ou crônica. De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a exposição a aflatoxinas através da alimentação deve ser minimizada ao máximo, devido aos seus riscos.
Em comunicado, a Nestlé tranquilizou os consumidores, afirmando que o produto ‘Meu Primeiro Lanchinho’ não apresenta risco de toxicidade aguda. Para que uma intoxicação ocorresse, seria necessário o consumo diário de 18 kg do produto (equivalente a 508 pacotes de 35 g) por um período de 1 a 3 semanas.
A Nestlé informou que grande parte da distribuição dos lotes contaminados já foi suspensa. A orientação para consumidores que possuam produtos incluídos no recolhimento é não consumi-los e entrar em contato com o atendimento ao cliente para realizar a devolução gratuita e obter o reembolso.
Os canais de atendimento disponibilizados pela Nestlé são:
E-mail: faleconosco@primeirolanchinho.com.br
Telefone: 0800-761-2500 (funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Via: O Povo
(Foto: Reprodução)