MPCE apura desvio de recursos públicos em Ubajara e cumpre mandados de busca
O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou, nesta quinta-feira (26), a operação Castelo de Cartas em Ubajara, visando apurar suspeitas de desvio de recursos públicos na Prefeitura do município. Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em quatro residências, uma loja de peças automotivas e um posto de combustíveis.
Os alvos da operação incluem cinco pessoas — entre elas, um servidor público municipal, empresários e supostos laranjas — e duas empresas. A investigação apura indícios de que o servidor utilizava sua posição para liderar um esquema de desvio de peças automotivas e combustível adquiridos pela Prefeitura.
De acordo com o MPCE, o servidor é acusado de desviar peças destinadas à manutenção de veículos da frota de transporte escolar, sem que os itens fossem efetivamente instalados. Além disso, ele teria se apropriado de combustível ao registrar, de forma fraudulenta, placas de veículos públicos como beneficiários do abastecimento.
Há também suspeitas de enriquecimento ilícito, já que o investigado teria adquirido veículos e imóveis incompatíveis com sua remuneração. Esses bens estariam registrados em nome de terceiros envolvidos no esquema.
A operação, realizada com apoio da Polícia Civil e do Núcleo Avançado de Inteligência, resultou na apreensão de pneus, celulares, computadores, notas fiscais, documentos diversos e quatro cheques no valor de R$ 10 mil cada, totalizando R$ 40 mil.
O MPCE reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (88) 98152‑6786, contribuindo com o avanço das investigações.
Via: GC Mais
(Foto: Reprodução/MPCE)