
Ônibus de graça em Caucaia chega ao fim após Prefeitura não pagar R$ 14 milhões à empresa
O programa Bora de Graça, que oferece transporte público gratuito em Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), está com os dias contados. A partir de 17 de dezembro, a empresa Vitória, responsável pelo serviço, voltará a cobrar passagem dos usuários, segundo documento da empresa enviado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A decisão foi anunciada após um calote de R$ 14 milhões na gestão da prefeitura Vitor Valim, de acordo com a empresa.
Em documento enviado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a prestadora do serviço informou que a prefeitura não cumpriu com a promessa de pagar o valor atrasado. A partir de 17/12/24 [a prestadora do serviço] irá iniciar a cobrança da tarifa de transporte diretamente dos usuários do serviço de transporte urbano de Caucaia/CE servindo o prazo em questão para esclarecimento à população do retorno da forma de remuneração original do contrato e instalação das catracas nos coletivos, comunicou o advogado da empresa no documento oficial.
A 2ª Promotoria de Justiça de Caucaia, informou, por meio de nota oficial, que em relação ao programa Bora de Graça, que oferta passagens gratuitas no município para a população, a 2ª Promotoria de Justiça de Caucaia informa que, nessa quarta-feira (04/12), recebeu denúncia encaminhada pela empresa de ônibus alegando atrasos no pagamento. O MP do Ceará já instaurou procedimento e vai se reunir com representantes da prefeitura e da empresa para mediar soluções, proporcionar os pagamentos de dívidas ainda este ano e iniciar a apuração de responsabilidades.
O programa Bora de Graça foi lançado pela Prefeitura de Caucaia, em setembro de 2021, como uma medida para incentivar o transporte público e beneficiar os moradores locais. No entanto, a dívida acumulada comprometeu a continuidade do serviço gratuito.
Via: GC Mais
(Foto: Ascom Prefeitura)