
A Enel Distribuição Ceará está iniciando, este mês, um trabalho de inspeção com o uso de helicóptero na rede elétrica, para agilizar as ações de manutenção, especialmente em área rurais, onde a inspeção por terra leva mais tempo. A aeronave está em Sobral esta semana para iniciar o trabalho, percorrendo cerca de 1.041 quilômetros. Além de Sobral, os municípios de Fortaleza, Banabuiú, Caucaia, Crateús, Eusébio, Ibiapina, Icó, Maracanaú, Pacatuba, Russas, Milagres, Quixadá e Tauá também passarão pela inspeção durante o mês de janeiro.
A iniciativa reforça o compromisso da Enel com a inovação, focada na melhoria da qualidade do serviço no Estado. Ao todo, cerca de 5 mil quilômetros de redes serão vistoriados até o fim do mês em todo o Estado, com um investimento total de R$ 6 milhões.
O responsável de Alta Tensão da Enel Distribuição Ceará, Francisco Queiroz, explica que o objetivo é ter uma visão aérea das linhas de distribuição de alta tensão, localizadas em locais afastados das regiões urbanas, onde os carros da companhia não têm fácil acesso.
A aeronave utilizada é equipada com uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Esse equipamento mostra a rede em 3D, a distância dos fios em relação à vegetação, as condições do cabo, conexões, isoladores e pontes quentes da rede elétrica. Com a câmera pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes.
Já a câmera termográfica permite verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão. O helicóptero opera em altitude segura, garantindo a confiabilidade das manobras.