
Anatel diz que vai investigar envio de alarme falso de terremoto para dispositivos Android
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instaurou um processo administrativo, nesta sexta-feira (14), para investigar o envio equivocado de alertas de terremoto a moradores de regiões dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O aviso, que indicava um tremor no mar a 55 km de Ubatuba, no litoral paulista, foi enviado a dispositivos com sistema Android durante a madrugada. As informações são do g1
A Defesa Civil de São Paulo afirmou que não emitiu qualquer alerta relacionado a tremores nesta data e que não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais. Após consultas a diferentes órgãos e prestadoras de telecomunicações, a Anatel esclareceu que as notificações não foram disparadas pelo Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) nem por operadoras de telefonia móvel.
De acordo com a agência reguladora, os alertas foram enviados diretamente pelo Google para usuários de dispositivos Android. A Anatel informou que avaliará os mecanismos de geração e disseminação dessas mensagens e, caso sejam identificadas irregularidades, adotará as medidas cabíveis junto à empresa responsável para evitar novos episódios semelhantes.
(Foto: Reprodução)