
Banco Central exige nova verificação para consultar dinheiro esquecido; veja o que muda
O Banco Central implementou, na última quinta-feira (13), novas exigências de segurança para o acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR) e ao Registrato. Agora, os usuários devem possuir uma conta gov.br com nível prata ou ouro e ativar a verificação em duas etapas para consultar e solicitar valores esquecidos.
Para cumprir os novos requisitos, os usuários precisam instalar o aplicativo gov.br, disponível para dispositivos Android e iOS. A ferramenta gera um código único de autenticação a cada acesso. A exigência, que antes valia apenas para quantias acima de R$ 100, passa a ser obrigatória para todas as solicitações no SVR.
O Registrato, sistema que disponibiliza relatórios sobre a situação financeira dos cidadãos, também adota a autenticação reforçada. A plataforma permite a consulta de informações como contas bancárias, empréstimos, financiamentos, chaves Pix, cheques sem fundo e operações de câmbio.
O Banco Central disponibiliza um link com orientações detalhadas sobre como ativar a verificação e elevar o nível da conta gov.br.
(Foto: Reprodução)