
Chuvas provocam alagamentos e transtornos em Fortaleza e Região Metropolitana nesta quarta (19)
Fortaleza e municípios da Região Metropolitana registraram alagamentos e transtornos na manhã desta quarta-feira (19) devido a intensas precipitações. No Centro da capital cearense, diversas vias ficaram inundadas, dificultando o tráfego de veículos e pedestres. Em Aquiraz, a rodoviária foi tomada pela água, submergindo os pneus dos ônibus.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas são resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico comum nesta época do ano. A previsão indica que as precipitações fortes persistam na região até o final da manhã, possivelmente acompanhadas de raios e rajadas de vento, com tendência de redução da intensidade a partir da tarde.
Em janeiro de 2025, o Ceará registrou uma média pluviométrica de 193,2 milímetros, quase o dobro da média histórica para o mês, que é de 99,8 mm. Este foi o janeiro mais chuvoso desde 2011, quando a média alcançou 213,3 mm. Para a atual quadra chuvosa, a Funceme aponta 45% de probabilidade de chuvas dentro da média, concentradas principalmente no noroeste do estado.
A Funceme também observa condições favoráveis à ocorrência do fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, historicamente associado a períodos de maior pluviosidade no Ceará. Entretanto, ainda não há confirmação oficial de órgãos meteorológicos internacionais sobre sua manifestação.
(Foto: Reprodução)