
Farmácia Popular: saiba como retirar de graça remédios, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos
O Governo Federal anunciou, na sexta-feira (14), que todos os 41 produtos do Programa Farmácia Popular passarão a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. A medida visa beneficiar mais de 1 milhão de pessoas anualmente, que antes precisavam pagar coparticipação para acessar os insumos e medicamentos.
Para obter medicamentos e fraldas geriátricas pelo programa, os pacientes devem se dirigir a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Farmácia Popular, e apresentar documento oficial com foto e número do CPF, além de receita médica dentro do prazo de validade, seja emitida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por serviços particulares.
Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer a um ponto de atendimento podem ser representados por um procurador ou representante legal. Nesses casos, além dos documentos do beneficiário, é necessário apresentar documentação que comprove a representação legal, como sentença judicial ou procuração com firma reconhecida.
Para a retirada de absorventes higiênicos, o beneficiário deve apresentar documento oficial com foto e número do CPF, além do documento de autorização do Programa Dignidade Menstrual. O documento pode ser gerado digitalmente ou impresso por meio do aplicativo ou site do Meu SUS Digital e tem validade de 180 dias.
O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o acesso a medicamentos e insumos para a população. As farmácias participantes podem ser identificadas pela logomarca do programa e seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
* Com informações da Agência Brasil
(Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil)