• 9 de April de 2025

O IBGE divulgou nesta quarta-feira, 26, dados do último Censo Demográfico referentes à educação. Com as informações é possível ser traçado um panorama nacional e local sobre a educação no Brasil, nos estados e nos municípios e comparar a evolução das estatísticas entre os dois últimos censos realizados pela entidade federal.

Com relação à taxa de alfabetização, dentre os 184 municípios cearenses, Sobral ocupa a 13ª posição com 87,12% da população com 15 anos ou mais alfabetizada. Este percentual é equivalente a cerca de 140 mil pessoas. Por outro lado, quase 21 mil ainda não sabem ler nem escrever.

Na divulgação, Fortaleza aparece como o município com o maior percentual do Ceará com 94,38% da população com 15 anos ou mais alfabetizada. Em seguida vêm Eusébio (94,11%), Maracanaú (92,79%), Caucaia (91,58%) e Pacatuba (91,37%) que, somados à capital, são os cinco municípios com maior proporção de pessoas alfabetizadas no estado.
Em nível nacional, Sobral aparece apenas na posição 3.484º dentre os 5.570 municípios do país.

O município brasileiro com maior proporção de pessoas alfabetizadas é São João do Oeste, em Santa Catarina, com 99,1% da população alfabetizada.
Nos dados de Sobral separados por faixa etária, a população de 20 a 24 anos é a mais alfabetizada, com 98,58%, e a com o menor percentual é a faixa de pessoas com mais de 80 anos com 45,89% de alfabetização. Fonte: Arthur Parente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *