• 4 de April de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (25) um acordo para produção em larga escala da primeira vacina totalmente brasileira e de dose única contra a dengue.

Segundo Lula, a partir de 2026 serão ofertadas 70 milhões de doses anualmente, com a capacidade de ampliação a depender da demanda. Objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.

O projeto conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no financiamento da pesquisa clínica, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como parte do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O investimento será aproximadamente de R$ 1,26 bilhão.

A expectativa é de que a vacina atenda a população de dois até 59 anos. Atualmente, vacinas contra a dengue são distribuidas gratuitamento pelo SUS em todo o País, mas apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) tinha anunciado o interesse de estender essa faixa etária.

Saiba mais no site. Link na bio. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Fonte: Diário do Nordeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *