Primeira órtese 3D pós-cirúrgica para pé torto congênito do Ceará é utilizada em Acaraú
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia de Acaraú realizou, neste sábado (01/02), um procedimento inédito no Estado: a aplicação da primeira órtese 3D pós-cirúrgica para o tratamento do pé torto congênito. A intervenção foi realizada em uma criança de cinco meses, marcando um avanço na ortopedia pediátrica do Ceará.
Além da inovação com a órtese 3D, o procedimento também foi histórico por outro motivo: pela primeira vez, o alongamento do tendão calcâneo, essencial para a correção do pé torto congênito, foi realizado na região do Vale do Acaraú. Antes, pacientes que necessitavam desse tratamento precisavam se deslocar até a capital. Com essa conquista, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia de Acaraú amplia o acesso à saúde especializada para a população do interior.
O procedimento cirúrgico para alongamento do tendão calcâneo só era realizado no Hospital de Referência Albert Sabin, em Fortaleza. Hoje, o Hospital de Acaraú tem estrutura clínica e tecnológica para oferecer esse tratamento, garantindo atendimento de qualidade e mais acessível para os pacientes da região, destacou o Dr. Marcelo Bitu, cirurgião ortopedista especializado em tornozelo e pé, responsável pela cirurgia.
Pedra Mogeane, mãe da criança, celebrou o sucesso do procedimento e o impacto positivo para sua família. Fico muito feliz e aliviada por meu filho ter recebido esse tratamento aqui, sem precisar viajar para Fortaleza. O atendimento foi excelente, e saber que ele está recebendo o melhor cuidado possível perto de casa é um grande conforto para nós, afirmou.