
Aposentados e pensionistas não precisam ir ao banco para fazer prova de vida, diz INSS
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alertou que aposentados e pensionistas não precisam comparecer às agências bancárias para realizar a prova de vida. Desde 2023, a checagem é feita por meio do cruzamento de dados para comprovar que o beneficiário está vivo. Somente em caso de não localização do beneficiário na base de dados governamental, será feita uma notificação sobre a necessidade de realização de prova de vida, afirma. Além disso, em caso de recadastramento anual, a população pode utilizar o site ou aplicativo Meu INSS ou se dirigir ao banco onde recebe o pagamento. No entanto, essa ação não é obrigatória.
A prova de vida é a comprovação de que o beneficiário do INSS continua vivo e pode continuar recebendo os valores. Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e por isso deve ocorrer periodicamente, explica o órgão.
O que pode ser utilizado para comprovação de vida?
Atos registrados pelo titular do benefício em bases de dados dos órgãos, entidades ou instituições, mantidos ou administrados pelos órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados;
Registros de vacinação, consultas no SUS (Sistema Único de Saúde);
Comprovantes de votação nas eleições;
Emissão de passaportes;
Carteira de identidade ou de motorista
Via: R7
(Foto: José Cruz/Agência Brasi)