• 1 de April de 2025

Golpe do falso advogado: suspeitos de extorquir clientes com ações na Justiça do RS são presos no CE, diz polícia

Uma operação conjunta das Polícias Civis do Rio Grande do Sul e do Ceará cumpriu, na manhã desta quinta-feira (27), 24 ordens de busca e apreensão e 12 mandados de prisão temporária nas cidades de Fortaleza e Maracanaú. Os alvos são suspeitos de se passarem por advogados para extorquir pessoas que ingressavam com ações na Justiça.

De acordo com a investigação, os suspeitos utilizavam processos judiciais públicos para abordar vítimas que buscavam indenizações contra o governo ou empresas. Segundo a delegada Luciane Bertoletti, responsável pelo caso, o Ceará abriga grupos especializados nesse tipo de golpe, que operam em nível nacional.

Os criminosos obtinham informações como endereço e telefone das vítimas, supostamente a partir de vazamentos de dados. A polícia investiga a origem dessas informações, que estariam disponíveis na internet ou em aplicativos utilizados pelos suspeitos.

Em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, cerca de 150 clientes de um escritório de direito previdenciário foram contatados pelos golpistas. Segundo a polícia, pelo menos uma vítima chegou a realizar um depósito.

A operação, batizada de Charlatan, segue em andamento para identificar outros envolvidos e possíveis vítimas do esquema.

*Com informações do g1
(Foto: Divulgação/ Polícia Civil do Ceará)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *