
Quatro brasileiros deportados dos EUA foram detidos pela PF ao desembarcarem em Fortaleza
Quatro dos 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos foram detidos pela Polícia Federal (PF) ao desembarcarem em Fortaleza na manhã desta sexta-feira (28). Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, eles tinham pendências com a Justiça brasileira. O avião pousou por volta das 9h30 e foi o quinto voo com repatriados desde o início do atual mandato do presidente norte-americano Donald Trump.
O grupo que chegou ao Brasil inclui sete crianças e adolescentes, segundo Paulo Victor Resende, gerente de projetos do Ministério dos Direitos Humanos. Cerca de 75 pessoas seguirão para Minas Gerais, enquanto os demais permanecerão em Fortaleza. A operação de acolhimento envolve ministérios e órgãos federais e estaduais, com suporte a quem precisar de abrigo.
As deportações ocorrem em meio à intensificação das expulsões de estrangeiros pelos Estados Unidos. Desde janeiro, mais de 500 brasileiros já foram repatriados. Em um dos voos anteriores, o uso de algemas gerou repercussão negativa e levou o Itamaraty a solicitar explicações ao governo norte-americano.
*Com informações do GC Mais
(Foto: Divulgação / PF)