
Vacina da gripe ficará disponível o ano todo para crianças, idosos e gestantes
O Ministério da Saúde anunciou que a vacina contra o vírus influenza passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. O imunizante estará disponível nas salas de vacinação do país a partir da segunda quinzena de março. Até então, a aplicação ocorria apenas em campanhas sazonais. As informações são do GC Mais
A decisão foi tomada com base na imprevisibilidade dos surtos de gripe ao longo do ano, segundo especialistas. A pediatra Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirmou que a ampliação da oferta permite a proteção contínua da população e reduz o impacto de possíveis surtos fora dos períodos tradicionais de maior circulação do vírus.
Outros grupos, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, continuarão a receber a vacina dentro de estratégias específicas do governo.
O ministério também anunciou mudanças no combate à poliomielite e ao rotavírus. O esquema vacinal contra a poliomielite passará a ser feito exclusivamente com a vacina inativada (VIP), aplicada por injeção, substituindo a versão oral. Já a primeira dose da vacina contra o rotavírus, que antes era indicada apenas até os três meses e 15 dias, poderá ser aplicada até os 11 meses e 29 dias, e a segunda dose poderá ser administrada até os 23 meses e 29 dias.
(Foto: Rodrigo Nagafuti / Secom Poá)