
Ceará é o terceiro estado que recebeu mais alertas de celulares roubados ou furtados no Brasil
O Ceará registrou 95 alertas de celulares roubados, furtados ou perdidos no primeiro dia da nova etapa do programa Celular Seguro, ficando atrás apenas de São Paulo (210) e Rio de Janeiro (174), segundo dados divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Justiça. Os alertas são emitidos automaticamente quando um novo chip é inserido em aparelhos cadastrados como irregulares desde dezembro de 2024.
O cruzamento de informações apontou que celulares subtraídos no Ceará foram ativados em outros sete estados, como Bahia (4), Amazonas (2) e São Paulo (2). A maior parte dos alertas (85) continua concentrada no próprio estado. A movimentação interestadual de aparelhos é semelhante à observada em casos registrados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
No total, 1.118 alertas foram enviados em todo o país no primeiro dia da nova fase do programa. A orientação do governo é que usuários que adquiriram os aparelhos com nota fiscal compareçam a uma delegacia para prestar esclarecimentos. Quem não possuir nota deve devolver o celular. O Ministério da Justiça também recomenda a verificação do número de IMEI no site do Celular Seguro antes da compra de aparelhos usados.
*Com informações do g1 CE
(Foto: Reprodução)