• 13 de April de 2025

Mais de 136 mil cearenses podem perder título de eleitor; regularização vai até dia 19 de maio

Mais de 136 mil eleitores no Ceará estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral e podem ter o título cancelado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE). O prazo para regularizar a situação termina em 19 de maio. A irregularidade atinge cidadãos que não votaram nem justificaram ausência nas últimas três eleições.

O título cancelado impede o eleitor de exercer direitos como votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, além de dificultar matrícula em instituições públicas de ensino e acesso a financiamentos em bancos oficiais. A obrigatoriedade do voto vale para cidadãos entre 18 e 70 anos; jovens de 16 a 18 anos e pessoas com mais de 70 têm voto facultativo.

A regularização pode ser feita gratuitamente pelo site do TRE-CE, aplicativo e-Título ou presencialmente em cartórios eleitorais. É necessário apresentar documento oficial com foto e, dependendo do caso, comprovantes de votação, justificativas ou pagamento de multas. O TRE-CE também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp (85) 3195-8400.

*Com informações do g1
(Foto: Bruna Bonfim/g1)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *