
Servidores técnicos administrativos da UECE, URCA e UVA aprovam estado de greve
Servidores técnicos administrativos das universidades estaduais do Ceará aprovaram na sexta-feira (4/4), durante assembleia geral, estado de greve.
A ação envolve os trabalhadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A categoria se diz insatisfeita por causa da demora na atualização do Plano de Cargos e Carreiras, promessa feita pelo Governo do Estado desde 2023.
A principal reivindicação dos servidores é a valorização profissional por meio da atualização do plano, que está há 588 dias em trâmite no sistema SUITE do Governo do Ceará, sob o número 31032002841202311. O processo encontra-se parado desde novembro de 2024 na Secretaria de Planejamento e Gestão, mesmo após diversas repercussões financeiras.
A categoria, que recentemente foi classificada como a que recebe os menores salários do Brasil entre universidades estaduais, denuncia o impacto direto dessa desvalorização, com pedidos frequentes de exoneração e aposentadorias precoces.
Apesar de serem reconhecidas entre as melhores instituições de ensino superior do Norte e Nordeste, as universidades estaduais do Ceará ainda enfrentam o paradoxo de oferecer os piores salários aos seus servidores técnico-administrativos em todo o país.
Via: Blog do Eliomar de Lima
(Foto: Reprodução)