• 22 de April de 2025

Sobral não paga Consórcio do Lixo e está impedido de fazer o descarte na Central de Resíduos Sólidos

A cidade de Sobral, no interior do Ceará, teve a coleta de lixo suspensa nesta segunda-feira (14) por decisão judicial que autorizou o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) a interromper o recebimento dos resíduos do município. A interrupção ocorre após mais de três meses de inadimplência por parte da Prefeitura, que acumula uma dívida superior a R$ 1,2 milhão.

O consórcio é responsável pela operação da Central de Tratamento de Resíduos e depende da contribuição financeira regular dos municípios integrantes para manter os serviços. Segundo o CGIRS-RMS, a falta de repasses por Sobral afetou diretamente o funcionamento da estrutura, tornando inviável a continuidade do atendimento à cidade.

A Prefeitura ainda não divulgou posicionamento oficial sobre a suspensão. O presidente do consórcio, Edinardo Rodrigues, que também é prefeito de Forquilha, informou que uma reunião com representantes da gestão municipal está prevista para o fim da manhã. Enquanto não há acordo, os caminhões de lixo de Sobral seguem impedidos de descarregar na central.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *