O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira (4) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o crim3 0rganiz4d0 no Brasil. O grupo terá como foco principal a atuação de milícias e organizações crim1n0s4s em todo o país.
Nas redes sociais, Contarato destacou seus 27 anos de experiência como delegado e afirmou que o combate ao crim3 0rganiz4d0 deve ser uma das maiores prioridades do Estado brasileiro.
“Não apenas porque ameaça a paz e o sossego de cada trabalhador e trabalhadora neste país, mas porque corrói as estruturas da nossa democracia, compromete a confiança da população nas instituições e alimenta um ciclo de medo, desigualdade e impunidade”, escreveu o senador.
Contarato reforçou que assume a presidência com “independência, transparência e coragem”, prometendo uma investigação que alcance “não apenas os executores, mas também os líderes, financiadores e cúmplices” envolvidos.
A CPI será composta por 11 senadores titulares e 7 suplentes, com prazo de 120 dias para investigar a estruturação, expansão e funcionamento das organizações crim1n0s4s no país. O colegiado também deve propor mudanças na legislação para fortalecer o combate a essas atividades.
📄 Com informações da Agência Brasil
📸 Foto: Lula Marques / Agência Brasil




