A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7), uma nova operação para apurar a possível interferência de grup0 crim1n0s0 nas eleições municipais de 2024, em Santa Quitéria, no Sertão dos Crateús, no Ceará. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
A ação ocorreu no município que teve Braguinha (PSB) e Gardel Padeiro (PP), membros da chapa vencedora no pleito de 2024, cassados sob acusação de envolvimento com organização crim1n0s4 durante a campanha. Segundo a PF, o objetivo da operação — batizada de “Promessa Vazia” — é coletar provas sobre possíveis práticas ilícitas, como corrupção e coação eleitoral, além de apurar o envolvimento de candidatos com grupos ilegais.
A operação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crim3 Organizado no Ceará (FICCO/CE) e dá continuidade às investigações iniciadas pela Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional (DELINST). Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Em 2025, o prefeito Braguinha e o vice Gardel Padeiro foram afastados por abuso de poder político e econômico. Com a cassação, o município realizou uma eleição suplementar em outubro, vencida por Joel Barroso (PSB), filho de Braguinha, com 53,21% dos votos.
📸 Foto: Reprodução / Aprece
📎 Com informações do Diário do Nordeste




