Mais de 71 mil mulheres foram vítim4s de violênc14 domést1c4 no RJ em 2025

Neto Ximenes

Mais de 71 mil mulheres foram vítim4s de violênc14 domést1c4 no estado do Rio de Janeiro entre janeiro e novembro de 2025. Dados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) apontam o registro de 71.762 novos casos no período, número que, segundo estatísticas anteriores, tende a crescer durante as festas de fim de ano.

Diante do cenário, o TJRJ reforçou estruturas de acolhimento e atendimento às vítim4s para garantir o funcionamento dos serviços essenciais durante o recesso judiciário, que ocorre de 20 de dezembro a 6 de janeiro. Mesmo com equipes reduzidas, o tribunal informou que atua em regime de plantão para atender situações urgentes.

Em casos de agr3ssã0 ou ameaça, as mulheres podem acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, ambos com funcionamento 24 horas. Também é possível registrar ocorrência nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), pelo telefone 197 ou de forma on-line.

Segundo a coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violênc14 Domést1c4 e Familiar do TJRJ, desembargadora Adriana Ramos de Mello, o atendimento humanizado e imediato é um direito garantido. Entre os serviços disponíveis estão o aplicativo Maria da Penha Virtual, a Central Judiciária de Abrigamento Provisório (Cejuvida) e o Projeto Violeta, voltados à proteção de mulheres em situação de risco.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

Veja também