Mais de 71 mil mulheres foram vítim4s de violênc14 domést1c4 no estado do Rio de Janeiro entre janeiro e novembro de 2025. Dados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) apontam o registro de 71.762 novos casos no período, número que, segundo estatísticas anteriores, tende a crescer durante as festas de fim de ano.
Diante do cenário, o TJRJ reforçou estruturas de acolhimento e atendimento às vítim4s para garantir o funcionamento dos serviços essenciais durante o recesso judiciário, que ocorre de 20 de dezembro a 6 de janeiro. Mesmo com equipes reduzidas, o tribunal informou que atua em regime de plantão para atender situações urgentes.
Em casos de agr3ssã0 ou ameaça, as mulheres podem acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, ambos com funcionamento 24 horas. Também é possível registrar ocorrência nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), pelo telefone 197 ou de forma on-line.
Segundo a coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violênc14 Domést1c4 e Familiar do TJRJ, desembargadora Adriana Ramos de Mello, o atendimento humanizado e imediato é um direito garantido. Entre os serviços disponíveis estão o aplicativo Maria da Penha Virtual, a Central Judiciária de Abrigamento Provisório (Cejuvida) e o Projeto Violeta, voltados à proteção de mulheres em situação de risco.
Fonte: Agência Brasil

