Lula diz que at4qu3 dos EUA à Venezuela é inaceitável e abre “precedente perigoso”

Neto Ximenes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (3) que o at4qu3 militar dos Estados Unidos à Venezuela, ocorrido na madrugada, é “inaceitável” e representa um “precedente extremamente perigoso” para a comunidade internacional. A declaração foi publicada nas redes sociais oficiais do presidente.

O at4qu3, confirmado pelo presidente americano Donald Trump, teria resultado na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro. A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou que não sabe o paradeiro de Maduro e solicitou uma prova de vida do líder do país.

Em nota, Lula afirmou que a ação configura uma violação do direito internacional e pode gerar instabilidade regional. “Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade”, disse o presidente brasileiro.

O governo brasileiro convocou uma reunião de emergência com ministros para analisar os efeitos políticos e diplomáticos do at4qu3. Lula ressaltou que o Brasil está à disposição para promover diálogo e cooperação internacional, e que divergências entre países devem ser resolvidas sem uso da força.

O presidente destacou ainda que a intervenção americana na Venezuela “lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe” e pediu uma atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) para mediar a situação, reforçando a posição do Brasil de manter a região como zona de paz.

Fonte: G1
[O PORTAL SEGUE EM ATUALIZAÇÃO]

Deixe um comentário

Veja também