O papa Leão XIV manifestou, na manhã deste domingo (4), “profunda preocupação” com a situação na Venezuela após o at4qu3 realizado pelos Estados Unidos. A declaração foi feita após a oração dominical na Praça de São Pedro, no Vaticano, diante de fiéis reunidos no local.
Durante o pronunciamento, o pontífice afirmou que o bem-estar do “querido povo venezuelano” deve prevalecer e defendeu o respeito à soberania do país. Segundo ele, é fundamental que o estado de direito seja garantido, com a preservação dos direitos humanos e civis. “Não devemos demorar para superar a violência e trilhar os caminhos da justiça e da paz, garantindo a soberania do país”, declarou.
O papa também ressaltou a necessidade de evitar a escalada de conflitos e pediu que soluções pacíficas sejam buscadas por meio do diálogo e do respeito às normas internacionais. A fala ocorre em meio ao aumento das tensões envolvendo a Venezuela e a comunidade internacional.
Ao encerrar o discurso, Leão XIV convidou os fiéis a rezarem pela Venezuela, pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Coromoto, padroeira do país, além de José Gregorio Hernández e da Irmã Carmen Rendiles, primeiros santos venezuelanos, ambos canonizados por ele.
Fonte: Diário do Nordeste

