ONU diz que operação dos EUA que capturou Maduro violou princípio fundamental do direito internacional

Neto Ximenes

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta terça-feira (6) que a operação conduzida pelos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, violou um princípio fundamental do direito internacional. Segundo o órgão, ações desse tipo tornam o cenário global mais inseguro e ferem normas previstas na Carta da ONU.

De acordo com a porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, os Estados não devem usar força contra a integridade territorial ou a independência política de outros países. A declaração faz referência direta ao Artigo 2º da Carta das Nações Unidas, que também proíbe intervenções em assuntos internos de Estados soberanos.

A ONU destacou ainda que a ação norte-americana, realizada no sábado (3) em Caracas, gerou forte reação da comunidade internacional. Países aliados da Venezuela, como China e Rússia, condenaram a operação durante reunião emergencial do Conselho de Segurança, classificando-a como abuso de poder e violação das normas internacionais.

O governo dos Estados Unidos, por sua vez, sustenta que a captura de Maduro foi legal e justificada como uma operação de cumprimento da lei, baseada em acusações como conspiração para narc0terr0r1sm0 e tráfico intern4c1on4l de dr0g4s. A legalidade da ação, no entanto, segue sendo questionada em instâncias internacionais.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Veja também