A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (08/01), a Operação Propositum Sine Filtrum para apurar suspeitas de corrupção eleitoral e uso indevido de recursos de campanha em um município da região do Cariri cearense. A ação tem como foco a análise de documentos e registros de prestação de contas relacionados a atividades eleitorais.
Segundo a PF, as investigações apontam indícios de transferências bancárias e pagamentos via PIX para pessoas com o objetivo de garantir a presença em eventos políticos. Entre os alvos estariam jovens, com suspeita de repasses reiterados e mensagens que indicariam orientação para oferecer “incentivos” à participação em atividades de campanha.
Os mandados de busca residencial, pessoal e veicular foram expedidos pela 70ª Zona Eleitoral de Brejo Santo, no Ceará. O material apreendido será periciado e analisado para aprofundar as apurações.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 299 e 350 do Código Eleitoral. As investigações seguem em andamento para esclarecer a origem dos recursos e a possível participação de outros envolvidos.

