Um rastro luminoso foi observado no céu do oeste dos Estados Unidos durante a madrugada desta quinta-feira (15), provocado pela reentrada da espaçonave Dragon, da SpaceX, na atmosfera terrestre. O fenômeno ocorreu pouco antes do pouso da cápsula e foi visível em diferentes regiões.
De acordo com explicação do meteorologista Rob Mayeda, em entrevista à NBC News, o efeito luminoso acontece devido à formação de plasma. A espaçonave viaja a mais de 8 km/s, comprimindo intensamente o ar à sua frente, o que provoca aquecimento extremo, ionização e emissão de luz.
A Dragon deixou a Estação Espacial Internacional (ISS) na quarta-feira (14), transportando quatro integrantes da tripulação da Nasa, após 167 dias no espaço. O retorno foi antecipado em razão de um problema de saúde que afetou um dos astronautas.
A cápsula pousou com auxílio de paraquedas próximo a San Diego, por volta das 0h45 no horário local (5h45 em Brasília), encerrando uma descida de mais de 10 horas desde a ISS. Apesar da chegada da nave, a Expedição 74 segue na estação orbital com outros três tripulantes.
Fonte: G1

